15 de março de 2012

ANIVERSÁRIO DA ESCOLA MARIA GORETE

Neste dia 29 de Março de 2012, a Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macêdo estará completando mais um ano de existencia.


NOSSA HISTÓRIA

A Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macêdo está localizada na Rua José Lopes, 349, Bairro Pêgas (sede), Upanema/RN. Ela atende alunos de Creche, Educação Infantil e Ensino Fundamental, funciona em dois turnos (matutino e vespertino), com uma média de 1.200 alunos, somos a maior escola do Município.

A escola tem esse nome em homenagem a uma de suas primeiras professoras (in memorian) a Senhora Maria Gorete de Carvalho Macedo. Essa Instituição Funciona atualmente em duas estruturas físicas: sua sede nos Conjuntos Habitacionais e um anexo no Centro da cidade. A mesma trabalha com vinte e seis salas de aula, duas salas de direção, duas cozinhas/ copa, uma sala de leitura, uma biblioteca, um laboratório de informática, duas secretarias, duas salas para professores, banheiros: Feminino e Masculino, pátio, quadra simples para práticas esportivas, uma sala multifuncional.

Foi Fundada em 29 de Março de 1988, com um terreno doado pelo Senhor Milton Marques, eram somente na época três salas de aula, funcionava uma Creche Municipal, acolhia crianças carentes da comunidade. Seu primeiro Diretor foi o Senhor Reginaldo Veríssimo dos Santos, também colaborava em sua administração Pe. Geraldo Van Gel (holandês e Pároco na época).

Tem portanto, 23 anos de trabalhos prestados a esta comunidade. Contamos com 70 professores, 03 supervisores, 30 funcionários na limpeza, cozinha e secretarias. Temos quase todos os professores formados e com especialização em suas áreas específicas, com o objetivo de prestar um serviço de qualidade a nossa comunidade, empenhados assim, com o bem estar de nossos cidadãos. Somos pioneiros no Trabalho com Pessoas com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades, porque acreditamos que todos as Pessoas devem ter as mesmas oportunidades, serem estimuladas com recursos adequados e serem tratadas com igualdade e respeito.

A direção atual está a cargo do Professor Antonio Luiz de Oliveira (Formado em Geografia), da Vice-diretora Professora Maria Yaponira Pereira(Formada em Pedagogia), Coordenação Pedagógica: Professora Edimi Medeiros(Formada em Pedagogia) e Coordenador Financeiro: Professor Diógenes Matoso(Formado em Matemática).

Encerramento do Curso de Libras na UERN

Alguns profissionais da Educação durante um período realizaram um Curso em Libras - Língua Brasileira de Sinais, pela UERN, com o objetivo de acolher melhor essa clientela em nossas escolas públicas municipais. E neste dia 14/ 03 (ontem/noite), aconteceu o encerramento com peças teatrais sobre OS ANIMAIS, FRUTAS E FAMÍLIA em libras. E a nossa escola estava lá. Confiram:
Vanessa (Professora da UERN) e Chaguinha

Marilene - Peça Teatral: A Galinha Ruiva


Adelcina
Coordenadora de Educação Especial do Municipio de Upanema




Grupo: Família
Mossoró e Areia Branca

Upanema e Mossoró cantando em Libras: FUI AO MERCADO



Upanema entregando uma pequena lembrança a Professora

Participantes do Curso

Professora Vanessa e Jozenilda Alves

 
PROGRAMAÇÃO DE CURSOS
Março-Abril de 2012
CURSO 1:
ADAPTAÇÃO CURRICULAR, PRÁTICA PEDAGÓGICA E INTERDISCIPLINARIDADE
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 50,00
Carga Horária: 180h
O que estudaremos?
Necessidades especiais e currículo escolar; Métodos educacionais diversificados; Serviços de apoio especializados; Flexibilização curricular e currículo contextualizado; Interdisciplinaridade e prática docente; Avaliação, currículo e inclusão socioeducacional
CURSO 2:
EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 50,00
Carga Horária: 180h
O que estudaremos?
Adaptabilidade e adequação física do ambiente escolar; Autismo; Cegueira e baixa visão; Deficência física; Deficiência intelectual; Direitos das pessoas com necessidades especiais; Distúrbios: dislalia, disgrafia, disortografia e descalculia; Educação física adaptada e inclusiva; Educação, inclusão social e mercado de trabalho; Mobilidade reduzida e amputados; Nanismo; Os desafios da educação inclusiva; Paralisia cerebral; Psicopedagogia e educação inclusiva; Recursos pedagógicos adaptados e recursos para comunicação alternativa; Salas de multirrecursos e tecnologias assistivas; Sexualidade da pessoa com deficiência; Sindromes: rett, down e pânico; Surdez e deficiência auditiva; Surdocegueira e múltiplas deficiências; Transtornos: hiperatividade e déficit de atenção.
CURSO 3:
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 30,00
Carga Horária: 60h
O que estudaremos?
Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva; O acesso de pessoas com deficiências as classes e escolas comuns da rede regular de ensino; Atendimento educacional especializado às pessoas com surdez.
CURSO 4:
METODOLOGIA DO ENSINO APLICADO À EDUCAÇÃO DE SURDOS
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 30,00
Carga Horária: 60h
O que estudaremos?
A surdez e a educação de surdos: realidade, dasafios e perspectivas – compreensão do cotidiano e do processo didático-educativo; Os métodos de ensino aplicados à educação de surdos, os desafios à escola inclusiva e a educação bilingue para surdos; Prática educativa, surdopedagogia, pedagogia surda e didática da educação de surdos.
CURSO 5:
A UNIVERSIDADE E OS DESAFIOS DA INOVAÇÃO: DA SUA ORIGEM À CONTEMPORANEIDADE
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 50,00
Carga Horária: 180h
O que estudaremos?
Objetivos da educação à desenvolvimento harmônico do homem; Objetivos da universidade: universalização da cultura, socialização do saber, formação de profissionais, formação de pesquisadores, Primeiro compromisso; Avaliação da universidade: compromisso com o axioma da dúvida; confronto saber versus conhecimentos emergentes; sinergia entre produção individual e coletiva; articulação entre ciência e tecnologia; enfrentamento dos problemas sociais.
CURSO 6:
CURSO TEORIAS DAS APRENDIZAGENS, EDUCACIONAL E DA PERSONALIDADE
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 50,00
Carga Horária: 180h
O que estudaremos?
Teorias da Aprendizagem; Teoria Educacional; Teoria da Personalidade; Professor: personalidade, características e estresse do cotidiano docente.
CURSO 7:
CURRÍCULO E PODER
26/03 à 30/04/2012
Investimento Único: 50,00
Carga Horária: 180h
O que estudaremos?
Programas de ensino = conjunto estruturado de conhecimentos; Currículo: saberes e práticas educativas socialmente institucionalizadas; Variáveis que determinam o formato do currículo: recorte do conteúdo, projeto institucional, currículo oculto, projeto cultural; Professor: seleção dos conhecimentos, adequação dos conhecimentos às futuras necessidades profissionais do aluno, alunos com elevados índices de reflexão.
Os nossos Cursos realizados na modalidade EaD, está dividido em módulos semanais/quinzenais e exigirá maior dedicação e leitura dos textos, além de precisão quanto as datas limites estabelecidas. Portanto, solicito que atentem para os prazos de entrega das atividades e participações requeridas. Caso seja do seu interesse participar desta iniciativa.
Todas as atividades constituirão pontos para a Certificação, inclusive a participação nos FORUNS, desse modo não se esqueça de interagir em TODOS os fóruns apresentados, pois estes constituem também os módulos/unidades estudadas.
INVESTIMENTO E PAGAMENTO:
Não há taxa de inscrição e/ou mensalidade, apenas o valor correspondente a este serviço será de R$ 50,00 (cinquenta reais) por Curso matriculado, depositados em uma das contas a seguir, cujo titular em qualquer delas é o professor José Flávio da Paz:
Banco do Brasil - Ag. 4486-5 - C/C 8.286-4
BRADESCO - Ag. 3224-7 - C/C 63065-9
Itaú - Ag. 8756 - C/C 01039-6
CERTIFICAÇÃO:
Os Certificados serão emitidos em formato PDF e enviados via e-mail num prazo máximo de trinta dias após a conclusão do Curso.
No certificado constará de carga horária total, bem como, o conteúdo programático do curso.
PRAZO DE INSCRIÇÂO:
Inscrições serão aceitas se solicitadas até o dia 15/03/2012. Para tanto, basta enviar e-mail solicitando a sua inscrição juntamente com o nº do comprovante do depósito ou transferência, para: cefop2@gmail.com requerendo sua inscrição.
Realizado este procedimento aguarde até o dia 25/03/2012, ocasião que serão enviados LOGIN e SENHA para acesso a plataforma e, consequentemente, ao conteúdo do Curso.
O Curso terá início em 26/03/2012, término em 30/04/2012 e acontecerá na plataforma Moodle:http://eadcursos.mdl.gnomio.com, totalmente on line. Gentileza divulgar!!
Sintam-se à vontade!! Bons estudos e um excelente Curso!
Abraços e realizações em nossas vidas pessoais e profissionais.
Atenciosamente.
Prof. José Flávio da Paz
(84) 8801 7458 / 9114 0840