21 de setembro de 2013

TIME DE VENCEDORES: SEGUNDO LUGAR NO INTERCOLEGIAL


OBSERVAÇÃO: Única escola que soube cantar o HINO DE UPANEMA completo.
PARABÉNS TURMA!

Prêmio Jovens Inspiradores 2013 anuncia 25 semifinalistas

Em sua segunda edição, PJI recebe quase 17.000 inscrições. Selecionados seguem na disputa por bolsas de estudos no exterior e um ano de mentoring.



Em sua segunda edição, o Prêmio Jovens Inspiradores, parceria entre VEJA.com e a Fundação Estudar, recebeu nada menos do que 16.737 inscrições. Todas essas pessoas estão de parabéns. Elas responderam à convocação, encerrada em agosto, de ajudar a transformar o Brasil. O número expressivo de candidatos — mais do que o dobro registrado em 2012, quando o Prêmio foi lançado — valoriza ainda mais o talento dos 25 semifinalistas selecionados, cujos nomes são agora divulgados (confira a relação completa).
O próximo passo dos semifinalistas é a participação na Oficina Jovens Inspiradores. Todos serão levados a São Paulo, onde participarão, no início de outubro, de palestras, entrevistas, testes de raciocínio e dinâmicas de grupo. A comissão julgadora escolherá, então, os dez finalistas. Em dezembro, em cerimônia também na capital paulista, os finalistas apresentarão seus projetos para impactar o Brasil. Três deles serão escolhidos os grandes vencedores do PJI 2013: receberão bolsas de estudos no exterior e um ano de orientação (mentoring) com profissionais brasileiros renomados.
Perfil — Entre os quase 17.000 candidatos, há gente de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Três estados da região Sudeste concentram pouco mais da metade dos inscritos: São Paulo (27%), Minas Gerais (15,3%) e Rio de Janeiro (10,4%). Há uma ligeira predominância masculina: 60%, ante 40% de mulheres.
Os candidatos cursaram ou ainda cursam 421 instituições de nível superior — uma das exigências do regulamento do PJI. Destacam-se, com maior número de alunos ou ex-alunos, as instituições acadêmicas mais respeitadas do país. A Universidade de São Paulo (USP) lidera a lista: 4,8% dos inscritos vêm de lá. Em seguida, figuram empatadas a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 2,9% cada. A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e a Universidade de Brasília (UNB) vêm logo depois, com 2,4%.
Quase um quinto dos candidatos estudou ou ainda cursa engenharia. Em seguida, aparecem os cursos de administração (12,9%) e direito (12,8%). Pouco menos de 70% dos inscritos estão na graduação e cerca de 18% já se formaram; 7,5% estão na pós-graduação.
Lançado em 2011, o Prêmio Jovens Inspiradores pretende identificar e encorajar jovens talentos que querem transformar o Brasil em um país mais justo, desenvolvido e bem administrado e que desejam promover essa transformação com ajuda da educação.
 
A lista dos semifinalistas do PJI 2013:
. Amanda Soldani, 24 anos, de Santo André (SP)
. Ana Luisa de Araujo Santos, 34 anos, do Rio de Janeiro (RJ)
. Arnobio Morelix, 23 anos, de Belo Horizonte (MG)
. Bianca Simãozinho, 27 anos, de Mesquita (RJ)
. Bruno Gonçalves Ferreira Santos, 25 anos, Belo Horizonte (MG)
. Felipe dos Santos Machado, 20 anos, Novo Hamburgo (RS)
. Fernando Granato Quíron, 25 anos, de Curitiba (PR)
. Giovani Rocha Batista Santos, 21 anos, do Rio de Janeiro (RJ)
. Guilherme Lichand, 27 anos, de São Paulo (SP)
. Gustavo Fuga dos Reis, 21 anos, do Rio de Janeiro (RJ)
. João Gabriel Alkmim, 19 anos, de Uberlândia (MG)
. Juliana Hoch, 20 anos, de Novo Hamburgo (RS)
. Juliana Piesco, 24 anos, de São Paulo (SP)
. July Gomes, 32 anos, de Florianópolis (SC)
. Lorrana Scarpioni, 23 anos, de Salvador (BA)
. Matheus Goyas, 23 anos, de Belo Horizonte (MG)
. Pedro Hermann, 19 anos, de São João del Rei (MG)
. Rafael Henrique Siqueira Rodrigues, 30 anos, de São Paulo (SP)
. Renato de Oliveira Brito, 28 anos, de Uberlândia (MG)
. Ricardo di Lazzaro Filho, 27 anos, de São Paulo (SP)
. Rogerio Malveira, 21 anos, de Fortaleza (CE)
. Samuel Gondim, 25 anos, de Anápolis (GO)
. Tatiane Vita, 30 anos, de Governador Valadares (MG)
. Victor Rafael Pereira de Melo, 26 anos, de Caruaru (PE)
. Vitória Rech Astolfi, 20 anos, de Estância Velha (RS)
 
FONTE: Revista VEJA