19 de outubro de 2013

Caravana da Poesia Vinícius de Moraes

 

Nota 10

Cerca de 300 professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, História e Arte, de 50 municípios da região Norte do estado, participaram nessa terça-feira (8) de oficinas literárias promovidas pela Secretaria de Estado da Educação. As atividades fazem parte da Caravana da Poesia, que homenageia o centenário do músico e escritor Vinicius de Moraes.

Essa é a segunda edição da Caravana da Poesia, que em 2012 homenageou o centenário da poetiza paranaense Helena Kolody com diversas atividades artísticas e culturais, com a participação de professores e alunos de todas as regiões do Estado. Esse ano as ações são direcionadas aos professores que irão levar novas metodologias para incentivar a prática da leitura nos alunos em sala de aula.

A professora de Literatura Maria Aparecida Ferreira, do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Manoel de Barros, em Londrina, trabalha há um ano com o projeto “Remissão pela leitura”, com 95 detentos. Para ela, as oficinas proporcionam novas ferramentas para tornar o projeto mais agradável para os alunos.

“A princípio eles liam pela remissão. Agora estão lendo pelo gosto da leitura. Esse encontro realizado hoje (ontem) vai nos proporcionar novas ferramentas para atrairmos e formarmos novos leitores”, diz.

Fernanda Soares Nogueira, professora de História do Colégio Estadual Lucy Requião, em Cambará, desenvolve atividades de história, memória e teatro com 35 alunos no contraturno escolar. Para ela, a interação com outros professores contribui para que novas ferramentas de aprendizagem surjam e sejam compartilhadas entre as escolas.

“Esse encontro vai enriquecer muito o nosso trabalho porque conhecemos experiências novas que levaremos para a escola. É isso que os alunos esperam, que levemos coisas novas, que saiam da rotina”, lembra.

Nesta quarta-feira (9) será a vez de cerca de 200 alunos apresentarem os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante o ano sobre a vida e obra do poeta carioca. A Caravana da Poesia segue ainda para Ponta Grossa, em 17 e 18 de outubro, e encerra as atividades em Curitiba, em 18 de novembro.