28 de fevereiro de 2013

Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

Objetivo: Apoiar as Secretaria de Educação dos estados, municípios e Distrito Federal para a implementação da educação ambiental em todos as etapas e modalidades de ensino, contribuindo para que as unidades educacionais se tornem espaços educadores sustentáveis.

Ações:

  • Realização das etapas preparatórias para a Conferência Nacional, que incluem a formação de professores e facilitadores, oficinas temáticas e conferências nas escolas municipais, estaduais e distritais do segundo ciclo do ensino fundamental (6º a 9º ano) e conferências estaduais;

  • Disponibilizar materiais de referência para todas as escolas de ensino fundamental a fim de subsidiar o processo de discussão e mobilização dos estudantes nas conferências municipais/regionais/estaduais/distrital;

  • Realizar a etapa nacional da Conferência Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, congregando delegações de todo o Brasil que participaram das etapas locais e estaduais.

Como Acessar: As Secretarias de Educação dos Estados e Distrito Federal devem incluir esta ação no Plano de Ações Articuladas Estadual (PAR) para apoio a realização das conferências locais e estaduais.

27 de fevereiro de 2013

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

Objetivo: Capacitar profissionais de educação, membros dos conselhos de educação, conselhos escolares, além de profissionais da saúde, assistência social, conselheiros tutelares, agentes de segurança e justiça, entre outros profissionais ligados à Rede de Proteção e Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes para promoção e a defesa dos direitos dessa população e o enfrentamento e prevenção das violências no contexto escolar.

Ações:
  • Ofertar a formação continuada aos profissionais envolvidos na Rede de Proteção.

Como acessar: As escolas apresentam por meio do sistema PDE Interativo (link), a demanda de formação no curso Escola que Protege para as Secretarias Estaduais de Educação – SEDUC e Secretarias Municipais de Educação - SEMED que a validam e encaminham ao Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente. O Fórum elabora o Plano Estratégico de Formação docente e o encaminha ao Comitê Gestor da Rede Nacional de Formação/ MEC, responsável pela sua aprovação e apoio financeiro.
 
FONTE: MEC

26 de fevereiro de 2013

BOLSA FAMÍLIA

Objetivo: Responder ao compromisso do MEC no Programa Interministerial Bolsa Família, acompanhando a frequência escolar e diagnosticando as razões da baixa ou não frequência, objetivando enfrentar a evasão e estimular a permanência e a progressão educacional de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Ações:
  • Monitorar a frequência escolar de estudantes incluídos no Programa Bolsa Família, que deve ser de 85%, no mínimo, para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e de 75% para jovens de 16 e 17 anos, que recebem o Benefício Variável Jovem (BVJ).

  • Realizar a gestão do Sistema Presença, que recebe os registros da freqüência escolar e dos motivos de baixa freqüência, realizados pelas secretarias estaduais e municipais de educação.

  • Consolidar dados e disponibilizá-los ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) a fim de subsidiar a gestão do Programa Bolsa Família (PBF).

25 de fevereiro de 2013

AGUARDEM!

Nestes dias estaremos divulgando as fotos da reforma da Escola Municipal Maria Gorete.
Aguardem!!!

PRÊMIO EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS

Objetivos: promover, difundir e valorizar experiências escolares inovadoras e efetivas de inclusão escolar de estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, realizadas por gestores, educadores, professores e estudantes.

Ações:
  • Inscrições das experiências e textos narrativos;

  • Seleção das experiências e textos narrativos;

  • Julgamento para premiação;

  • Apresentação da experiência premiada no Seminário Nacional Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.

Como acessar: as escolas, secretarias e estudantes interessados, poderão realizar a inscrição gratuitamente por meio eletrônico.

24 de fevereiro de 2013

INICIO DAS AULAS NA ESCOLA MARIA GORETE

A ESCOLA MARIA GORETE AVISA ATODOS OS PAIS FUNCIONARIOS E PROFESSORES QUE AMANHÃ, 25/ 02 INICIARÁ AS AULAS DA ESCOLA SEDE. PORTANTO, COMPAREÇAM TODOS.

LIVRO ACESSÍVEL

Objetivo: Promover a acessibilidade, no âmbito do Programa Nacional Livro Didático – PNLD e Programa Nacional da Biblioteca Escolar - PNBE, assegurando aos estudantes com deficiência visual matriculados em escolas públicas da educação básica, livros em formatos acessíveis. O programa é implementado por meio de parceria entre SECADI, FNDE, IBC e Secretarias de Educação, às quais se vinculam os CAP - Centro de Apoio Pedagógico a Pessoas com Deficiência Visual e os NAPPB – Núcleo Pedagógico de Produção Braille.

Ações:

  • Desenvolvimento do Sistema de Informação Digital Acessível – Mecdaisy, que possibilita acessar o texto por meio de áudio, caracter ampliado e diversas funcionalidades de navegação pela estrutura do livro;

  • Realização de seminários de formação dos profissionais envolvidos na produção de material didático acessível em formato digital e em braille;

  • Disponibilização de laptop para estudantes cegos dos anos finais do ensino fundamental, do ensino médio, da EJA e educação profissional;

  • Criação do Acervo Digital Acessível – ADA, ambiente virtual destinado a postagem de materiais digitais e a produção coletiva de livros em Mecdaisy;

Como acessar: As Secretarias de Educação às quais se vinculam os centros públicos de produção de material didático acessível, apresentam por meio do PAR, plano de trabalho, a fim de obter apoio financeiro do MEC, ao custeio da produção.
FONTE: MEC

23 de fevereiro de 2013

PROLIBRAS

Objetivo: Realizar, por meio de exames de âmbito nacional, a certificação de proficiência no uso e ensino de Libras e na tradução e interpretação da Libras.

Ações

  • Certificação de 6.101 profissionais no período de 2006 a 2010 para interpretação/tradução e para o uso e ensino da Libras.

Como acessar: O Prolibras é realizado anualmente, por meio de Chamada Pública, sendo que a partir de 2011 a realização está sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES.
FONTE: MEC

22 de fevereiro de 2013

BPC NA ESCOLA

Objetivo: Monitorar o acesso e permanência na escola dos Beneficiários do Benefício da Prestação Continuada - BPC com deficiência, na faixa etária de 0 a 18 anos, por meio de ações articuladas, entre as áreas da educação, assistência social, direitos humanos e saúde.

Ações:
  • Pareamento anual entre os dados do EducaCenso e do cadastro administrativo do BPC DATAPREV do Ministério da Previdência Social/MPS e;

  • Identificação das barreiras que impedem o acesso das pessoas com deficiência, beneficiárias do BPC, à escola.

Como acessar: Estados, Municípios e Distrito Federal poderão aderir ao Programa, mediante preenchimento do Termo de Adesão constante no endereço eletrônico: http://aplicacoes.mds.gov.br/bpcnaescola. A realização desse procedimento é efetuada exclusivamente pelo representante legal da unidade da federação.

21 de fevereiro de 2013

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Objetivo: Apoiar a formação continuada de professores para atuar nas salas de recursos multifuncionais e em classes comuns do ensino regular, em parceria com Instituições Públicas de Educação Superior – IPES.

Ação:
  • Ofertar cursos no nível de aperfeiçoamento e especialização, na modalidade à distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil – UAB e na modalidade presencial e semipresencial pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica – RENAFOR.

Como acessar: As escolas apresentam por meio do sistema PDE Interativo (link), a demanda de formação para as Secretarias Estaduais de Educação – SEDUC e Secretarias Municipais de Educação - SEMED que a validam e encaminham ao Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente. O Fórum elabora o Plano Estratégico de Formação docente e o encaminha ao Comitê Gestor da Rede Nacional de Formação/ MEC, responsável pela sua aprovação e apoio financeiro.

20 de fevereiro de 2013

SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Objetivo: Apoiar a organização e a oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE, prestado de forma complementar ou suplementar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem.

Ações:
  • Programa disponibiliza às escolas públicas de ensino regular, conjunto de equipamentos de informática, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade para a organização do espaço de atendimento educacional especializado. Cabe ao sistema de ensino, a seguinte contrapartida: disponibilização de espaço físico para implantação dos equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos de acessibilidade, bem como, do professor para atuar no AEE.

Como acessar: A Secretaria de Educação apresenta a demanda no Plano de Ações Articuladas - PAR e indica as escolas a serem contempladas por meio do Sistema de Gestão Tecnológica – SIGETEC

19 de fevereiro de 2013

PROJETO ESCOLA QUE PROTEGE

Objetivo: Capacitar profissionais de educação, membros dos conselhos de educação, conselhos escolares, além de profissionais da saúde, assistência social, conselheiros tutelares, agentes de segurança e justiça, entre outros profissionais ligados à Rede de Proteção e Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes para promoção e a defesa dos direitos dessa população e o enfrentamento e prevenção das violências no contexto escolar.

Ações:
  • Ofertar a formação continuada aos profissionais envolvidos na Rede de Proteção.

Como acessar: As escolas apresentam por meio do sistema PDE Interativo (link), a demanda de formação no curso Escola que Protege para as Secretarias Estaduais de Educação – SEDUC e Secretarias Municipais de Educação - SEMED que a validam e encaminham ao Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente. O Fórum elabora o Plano Estratégico de Formação docente e o encaminha ao Comitê Gestor da Rede Nacional de Formação/ MEC, responsável pela sua aprovação e apoio financeiro.
 
FONTE: MEC

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.

 
Objetivo: Promover condições de acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos e à comunicação e informação nas escolas públicas de ensino regular.
Ações:
  • O Programa disponibiliza recursos, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE, às escolas contempladas pelo Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. No âmbito deste programa são financiáveis as seguintes ações:
  • Adequação arquitetônica: rampas, sanitários, vias de acesso, instalação de corrimão e de sinalização visual, tátil e sonora;
  • Aquisição de cadeiras de rodas, recursos de tecnologia assistiva, bebedouros e mobiliários acessíveis;

Como acessar: As escolas contempladas, conforme relação anual publicada em Resolução FNDE/PDDE – Escola Acessível, efetivam cadastro no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação - SIMEC, onde inserem o plano de atendimento contendo o planejamento de utilização dos recursos.
 
Site: Ministério da Educação

18 de fevereiro de 2013

INICIO DAS AULAS NO ANEXO DO MARIA GORETE

Tem início hoje as aulas do Anexo do Maria Gorete.
No Anexo, funciona As Creches, Educação Infantil, Primeiros e Segundo Ano "A"do Ens. Fundamental.

17 de fevereiro de 2013

URGENTE!!!

Comunicamos a todos os alunos, Professores e Funcionários da Escola Maria Gorete que as aulas não começarão mais neste dia 18/ 02 (amanhã) na escola sede, somente dia 25/ 02, próxima segunda-feira.
MOTIVO: A reforma iniciada nestes dias não foi concluída.
 
OBS.: No anexo, permanece a mesma programação para este dia 18/ 02 (amanhã).

2 de fevereiro de 2013

ADELCINA BARBOSA

A Equipe Pedagógica da Escola Maria Gorete terá um reforço este ano, a Supervisora Adelcina Barbosa estará ingressando neste grupo, com o objetivo de melhorar o trabalho pedagógico desta Instituição de Ensino. Seja bem vinda!!!

1 de fevereiro de 2013

ESCOLA RECEBE REFORMA RÁPIDA E URGENTE

A Escola Maria Gorete recebe reforma rápida e urgente, antes do início das aulas. Estão sendo instalados 09 (nove) ventiladores de parede, que foram doados pelo ex-vereador Dárcio Regis em 2012, faltava somente a instalação; como também, a troca dos janelões, que estavam com muito tempo de uso, por isso, desgastados. Ficamos felizes com a iniciativa da nova gestão. Esperamos que não esqueçam da Pintura do Anexo, urgentissima!

INICIO DO ANO LETIVO NA ESCOLA MARIA GORETE

Nesta manhã, a Equipe Administrativa e Pedagógica da Escola Maria Gorete, estarão em reunião para discutirem o início do ano Letivo, que está previsto para o dia 18/ 02/2013.